segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Enfrentando aquela fase DOWN nos micro/low limits!

Hoje vou falar um pouco sobre como enfrento minhas fases DOWN, jogando micro/low limits.. Pra quem anda numa fase meio ruim, sentindo que as "cartas não estão ajudando", perdendo aqueles flips importantes e vendo seus 80/20 70/30 não segurarem e etc..


O primeiro problema de enfrentar um downsizing jogando micro/low limits é que é muito mais fácil perder a cabeça e sair se inscrevendo em trocentos torneios pra tentar salvar o ferro. Nisso jogamos mais mesas do que estamos acostumados e o nosso jogo que já não está encaixando só vai piorar. E aí nosso bankroll vai sofrendo as consequências, é uma bola de neve.

Lembrem-se que a única coisa que controlamos no poker são as nossas ações, nossas fichas não vão para o pano sozinhas! Uma boa maneira de evitar essas situações é jogando o SMALL BALL, aquele mesmo da 1ª aula com o nosso mestre Gustavo Sampaio.. Quando avançamos um pouco no jogo começamos a querer fazer jogadas mais avançadas, perdemos o controle do pote, não aceitamos perder as mãos só porque 3BETamos preflop e quando fazemos a leitura certa e tomamos aquele 1-2 outs no river já entramos em tilt.

A confiança fica abalada e passamos a não tomar as melhores decisões!


A melhor maneira que encontrei de enfrentar essas fases é voltar ao básico, e o mais básico é aplicar o small ball antes de tomar qualquer decisão. Reduzo drasticamente meu percentual de cbet por blefe, independente do board.. Veja bem, eu disse reduzo e não elimino do meu leque de jogadas.. Procuro tentar jogar a maioria das mãos em posição e deixo as jogadas mais avançadas como 3bet light, check/raise e float para as retas finais dos torneios.

Prefiro sempre o mini raise e em algumas situações até mesmo um limp com mãos marginais (pares pequenos/conectores baixos) e procuro não me envolver em potes muito disputados, com re-aumentos preflop e com muita gente pra falar.

Espero para pressionar perto das bolhas, sempre com muita atenção aos vilões, principalmente aos seus stacks e sempre procurando quem está apenas querendo entrar ITM.

Quando sou obrigado a flipar, procuro sempre o melhor spot, prefiro flipar um 89s contra um raise do botão do que um AQ contra um raise do TG.

Não fico mais abrindo any2 só porque chegou no GAP e eu estou em posição final, e não tento mais punir os limpers só porque eles entraram de limp.

Esse é um tipo de jogo bem conversador, sem muitas jogadas avançadas, procurando sempre bons spots e jogando principalmente por valor.. E como jogamos a maioria das mãos por valor, precisamos estar muito atentos aos size bet, pois faz muita diferença no late game aquelas fichas que você deixou de extrair quando tinha valor e na nossa leitura estamos na frente do vilão.

Jogar dessa maneira com certeza trará bons resultados nos micro/low limits, onde não é necessário fazer muitas jogadas avançadas até a reta final. Vai nos ajudar a recuperara a confiança e a levantar o bankroll. Assim estaremos mais preparados para enfrentar os limites médios e mais confiantes para tentar jogadas mais avançadas durante os torneios!

Isso aí, até a próxima :D

Fábio "Kym" Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário